segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL


No Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano da Revista Contexto & Educação encontramos, também, a publicação do artigo:
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL
Valdiléia Xavier de Oliveira, Marta Sueli de Faria Sforni

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve o objetivo de investigar como o ensino de Arte pode ser organizado para que promova o desenvolvimento dos estudantes. Para a sua efetivação foram realizados análises documentais, estudos bibliográficos e um experimento didático. Os estudos bibliográficos foram fundamentados em autores da Teoria Histórico-Cultural e obras de outros estudiosos que trabalham com o tema desta pesquisa a partir do mesmo referencial teórico e que proporcionaram a compreensão sobre a relação entre a Arte o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. O experimento didático foi desenvolvido com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município da região Noroeste do Estado do Paraná. A análise das atividades organizadas e desenvolvidas, por meio do experimento didático, possibilitou a identificação das funções psíquicas superiores mobilizadas durante as atividades de ensino, bem como as ações docentes que foram determinantes para a promoção da aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento psíquico dos estudantes.

Revista Contexto & Educação
  1. v. 35 n. 110 (2020): Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano
Link para acesso:




Nenhum comentário:

Postar um comentário