No Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano da Revista Contexto & Educação encontramos, também, a publicação do artigo:
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve o objetivo de investigar como o ensino de Arte pode ser organizado para
que promova o desenvolvimento dos estudantes. Para a sua efetivação foram realizados análises documentais, estudos bibliográficos e um experimento didático. Os estudos bibliográficos foram fundamentados em autores da Teoria Histórico-Cultural e obras de outros estudiosos que trabalham com o tema desta pesquisa a partir do mesmo referencial teórico e que
proporcionaram a compreensão sobre a relação entre a Arte o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. O experimento didático foi desenvolvido com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município
da região Noroeste do Estado do Paraná. A análise das atividades organizadas e desenvolvidas, por meio do experimento
didático, possibilitou a identificação das funções psíquicas superiores mobilizadas durante as atividades de ensino, bem como
as ações docentes que foram determinantes para a promoção da aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento
psíquico dos estudantes.
Revista Contexto & Educação
Revista Contexto & Educação
Link para acesso:
Nenhum comentário:
Postar um comentário