Capítulos/Artigos


ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS


2020


Autoria: Antonio Paulino de Oliveira Junior; José Carlos Miguel
Revista Contexto & Educação - 2020

Autoria: Valdiléia Xavier de Oliveira; Marta Sueli de Faria Sforni
Revista Contexto & Educação - 2020

2019


O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil

Autoria: Ricardo Eleutério dos Anjos, Juliane Cristina Zocoler
Revista Germinal: Marxismo e educação em debate - 2019


2016

Necessidades produtivas e exigências de formação: a filosofia no ensino médio
Autoria: Cleder Mariano Belieri; Marta Sueli de Faria Sforni
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - 2016

UM OLHAR PARA A ALFABETIZAÇÃO MEDIADO POR CONCEITOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni
Revista Teoria e Prática da Educação - 2016

Gestão escolar e trabalho coletivo: contribuição da teoria da atividade
Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni; Maria Terezinha Bellanda Galuch
Revista Educativa - 2016

2015

Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural
Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni
Scielo: Educ. Real. - 2015


A TRAJETÓRIA DA DIDÁTICA NO BRASIL E SUA (DES)ARTICULAÇÃO COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni
Revista HISTEDBR On-Line - 2015 

2014

O diálogo nas aulas de filosofia do ensino médio
Autoria: Cleder Mariano Belieri
Revista NESEF - 2014

2013

O ENSINO DE FILOSOFIA NA ATUAL LDB E NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO: UMA TENSÃO ENTRE CONTEÚDO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Autoria: Cleder Mariano Belieri; Marta Sueli de Faria Sforni
Revista NESEF - 2013

2012

Organização do ensino da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural  
Autoria: Patricia Cristina Formaggi Cavaleiro; Marta Sueli de Faria Sforni
Acolhendo a Alfabetização nos Países da Língua Portuguesa/USP - 2012

TRABALHANDO COM CRIANÇAS ESPECIAIS: UMA INTERVENÇÃO ATRAVÉS DA TEORIA DA ATIVIDADE E DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
Autoria: Maiara Pereira Assumpção; Rafael Cesar Ferrari dos Santos; Rosiane de Fátima Ponce; Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
Assumpção - 2012


2011

Interfaces entre políticas educacionais, prática pedagógica e formação humana
Autoria: Maria Terezinha Bellanda Galuch; Marta Sueli de Faria Sforni
Práxis Educativa - 2011 

A CRIANÇA DE SEIS ANOS NA ESCOLA: é hora de brincar ou de estudar?
Autoria: Ágatha Marine Pontes Marega; Marta Sueli de Faria Sforni
Revista Contrapontos - 2011


2010

Avaliação da aprendizagem conceitual
Autoria: Vanize Aparecida Misael de Andrade; Marta Sueli de Faria Sforni
Scielo: Educar em Revista - 2010

Interações entre conceitos cotidianos e filosóficos na disciplina de Filosofia no Ensino Médio
Autoria: Cleder Mariano Belieri; Marta Sueli de Faria Sforni; Maria Terezinha Bellanda Galuch
Revista Contrapontos - 2010

Análise da apropriação do conceito de volume sob a perspectiva da teoria da atividade
Autoria: Vera Lúcia Gouvêa de Camargo RodriguesMarta Sueli de Faria Sforni
Scielo:  Ciênc. educ. (Bauru) - 2010   


2009
 
Aprendizagem Conceitual e Apropriação da Linguagem Escrita: contribuições da Teoria Histórico-Cultural
Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni; Maria Terezinha Bellanda Galuch
Est. Aval. Educ. - 2009

Apropriação de instrumentos simbólicos: implicações para o desenvolvimento humano
Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni; Maria Terezinha Bellanda Galuch
Educação (PUC) - 2009


2008

Ensinar e aprender: o acadêmico em atividade docente
Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni; Renata de Almeida Vieira
Educação (PUC) - 2008


2006
 
Aprendizagem Conceitual nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental 
Autoria:  Marta Sueli de Faria Sforni; Maria Terezinha Bellanda Galuch
Scielo - 2006

CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO: QUAL A UNIDADE?
Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni; Maria Terezinha Bellanda Galuch
Comunicações - 2006


1998
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
Autoria: Maria de Lourdes Longhini Trevisani; Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira; Maria Terezinha Bellanda Galuch; Maria Sueli de Faria Sforni 
Comunicação e Educação - 1998


1992
O Ateneu: a escola da sociedade
Autoria:  Maria Terezinha Bellanda Galuch; Marta Sueli de Faria Sforni
Perspectiva - 1992



 
ANAIS/EVENTOS


2014

A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autoria: Valdiléia Xavier de Oliveira, Marta Sueli de Faria Sforni
IX Encontro de Produção Científica e Tecnológica - 2014

2013
 
ANÁLISE HISTÓRICA DA MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PRÁTICA DE ENSINO: POR UMA PRÁTICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO - CULTURAL 
Autoria: Giselma Cecília Serconek 
XI JORNADA DO HISTEDBR - 2013 

A PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO
Autoria: Cleder Mariano Belieri, Marta Sueli de Faria Sforni

O DIÁLOGO NAS AULAS DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO
Autoria: Cleder Mariano Belieri

2012

UMA DISCUSSÃO HISTÓRICO - CULTURAL ACERCA DO FENÔMENO DA TIMIDEZ E SUAS IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR 
Autoria: Rafael Cesar Ferrari; Tatiane da Silva Pires Felix e Rodrigo Lima Nunes.
IX ANPED SUL - 2012

O MUNDO DO TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES NO PAPEL DO PEDAGOGO ESCOLAR 
Autoria: Giselma Cecília Serconek e Maria Christine Berdusco
IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL” - 2012


2011  

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISÃO, MATRICULADOS NO ENSINO REGULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Autoria: Antonio Paulino de Oliveira Junior, Evaldina Rodrigues, Nerli Ribeiro Nonato Mori.

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS INSERIDAS NO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE CICLO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EN SINO DE PRES. PRUDENTE 
Autoria: Rafael Cesar Ferrari
4º Congresso de Extensão Universitária Educação- 2011

ATIVIDADE LÚDICO-EDUCATIVA JUNTO A CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Autoria:  Maiara Ferreira Assumpção, Rafael Cesar Ferrari (...).
Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - 2011

MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR
Autoria: Giselma Cecília Serconek
III CBE - Congresso Brasileiro de Educação - 2011 


2010 

Psicomotricidade: uma ferramenta norteadora no processo de ensino-aprendizagem de crianças com dislexia 
Autoria: Rafael Cesar Ferrari
Revista Ciência em Extensão - 2010
  


CAPÍTULOS DE LIVROS

2019 

Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni
NAU Editora - 2019

Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni; Leonardo José Freire Cabó
Editora CRV - 2019
LIVROS


2019 


Aprendizagem conceitual na educação pré-escolar

Autoria: Terezinha de Paula Machado Esteves Ottoni; Marta Sueli de Faria Sforni
Appris Editora - 2019

2020 

Aprendizagem conceitual e organização do ensino: experimentos didáticos na educação básica
Autoria: Marta Sueli de Faria Sforni; Giselma Cecília Serconek; Cleder Mariano Belieri
Editora CRV - 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário