O GEPAE se alegra e anuncia a publicação de artigo produzido por Juliane Cristina Zocoler, membro do grupo, em pareceria com Ricardo Eleutério dos Anjos.
O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
O artigo discute o conceito de imitação em Vigotski como uma atividade especificamente humana que, mediante a diretividade do adulto, é considerada uma das principais formas em que se leva a cabo a influência do ensino sobre o desenvolvimento psíquico. Para tanto, distingue a imitação do ser humano da dos demais animais, superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido. Ao relacionar a mimese com o conceito de zona de desenvolvimento iminente, apresenta aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica à educação escolar, notadamente no que tange à relação entre ensino e desenvolvimento na etapa da primeira infância.
Link para acesso:
https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723
Nenhum comentário:
Postar um comentário