Do ano de 2019, destacamos e divulgamos duas importantes produções nas quais membros do GEPAE participam com a escrita de capítulos, que convidam a refletir e problematizar aspectos fundamentais da educação escolar: medicalização da infância; e apropriação teórica na educação infantil.
O livro O LADO SOMBRIO DA MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO organizado por Silvana Tuleski e Adriana Franco, publicado e comercializado pela Nau Editora, no qual a Prof.ª Drª Marta Sueli de Farai Sforni participa com a escrita do capítulo XII: "Dispersão da atenção: um problema apenas da criança? Reflexões sobre a organização do ensino"
Este livro é resultado de um trabalho coletivo, de profissionais e pesquisadores que atuam no campo da saúde e da educação. Nele, será possível encontrar problematizações sobre o fenômeno da medicalização da infância, mas não somente desta, trata-se de refletir sobre a medicalização da vida humana. Os autores apontam contradições existentes nas concepções que endossam uma prática medicalizante na qual nem a saúde, nem o desenvolvimento humano, é a finalidade última. Tratando desta discussão a partir de distintos campos do saber, neste livro estão reunidos autores da Medicina, da Farmácia,da Psicologia, da Educação, cujo ponto de convergência é dado pelas preocupações comas crianças e adolescentes, bem como com os adultos que os educam, que muitas vezes veem em uma pílula a solução rápida e imediata para seus problemas.
Link de acesso para aquisição da obra:
O livro APROPRIAÇÕES TEÓRICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL organizado por Cassiana Magalhães e Nadia Mara Eidt, publicado e comercializado pela Editora CRV, conta com o capítulo "Organização do ensino na educação infantil: unidade entre aprendizagem conceitual e atividade lúdica" escrito pela Porf.ª Dr. Marta Sueli de Faria Sforni e Prof. Me. Leonardo José Freire Cabó.
Sinopse
Vivemos um contexto delicado. Um período de grandes retrocessos políticos em que poucas são as boas notícias que nos chegam. A sensação que temos é de que a cada dia surge uma nova ameaça a algum dos direitos sociais conquistados com tanta luta. As crianças, não são isentas a tal conjuntura. As ações e mobilizações dos Fóruns e Movimentos em defesa da infância e da educação infantil compõem a nossa resistência. Não podemos sucumbir! O livro “Apropriações Teóricas e suas Implicações na Educação Infantil” é, nesse contexto, uma luz de esperança que oferece subsídios para uma melhor compreensão das políticas recentes voltadas para a educação infantil, para uma reflexão sobre as especificidades do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas. Mais do que isso: este livro nos oferece a possibilidade de conhecer trabalhos riquíssimos, que se sustentam contrariando todas as expectativas. Nos permite conhecer a luta travada por tantas pessoas, que seja na rede municipal de educação infantil, seja nas universidades (docentes e alunas) ou ainda nos Fóruns (estaduais e municipais) de Educação Infantil e que em seu dia-a-dia, não abandonam a luta em defesa dos direitos das crianças. Tenho certeza que a leitura deste livro pode não apenas nos fornecer subsídios teóricos sobre a educação infantil, como ainda, nos oferecerá inspiração para as novas lutas que ainda teremos que travar em defesa de bebês, de nossas crianças e da educação infantil. Que essas lutas venham acompanhadas de conquistas!

Link de acesso para aquisição da obra: