segunda-feira, 11 de maio de 2020

DEFESA DE MESTRADO


A imagem pode conter: Aline Sasaki e Marta Sforni, óculos e texto
Por Marta Sforni

Dia 5 de maio foi realizada a defesa da dissertação de Mestrado da minha querida orientanda Aline Sasaki. O sentimento é de felicidade por ter caminhado junto dela na realização da pesquisa intitulada “A UNIDADE AFETIVO-COGNITIVA COMO PRINCÍPIO PARA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO: Um olhar mediante conceitos da Teoria Histórico-Cultural”.
Parabéns, Aline!!! Um belo trabalho e uma grande contribuição para a educação escolar!


A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, texto


Meus agradecimentos às professoras doutoras Flavia Asbahr (Webconferência) e Maria Angélica Olivo Francisco Lucas (Webconferência) pelas contribuições durante a qualificação e defesa, à Profa. Dra. Heloisa Irie Saito pelas contribuições na qualificação e ao Prof. Dr. Cleder Mariano Belieri (Webconferência) pela parceria como co-orientador desta dissertação.


A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Aline Sasaki, Rafael Cesar Ferrari e Tacyemy Silva







Reunião do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino - GEPAE-UEM

Dia 06/04 os membros do GEPAE, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Marta Sueli de Faria Sforni, reuniram-se para continuar os estudos sobre princípios teórico-metodológicos para a organização do ensino. Mesmo em tempos de pandemia, a pesquisa e a ciência não podem parar.
Parabéns a todos!!!

DEFESA DE TESE


Dia 27/03/2020 ocorreu a defesa de tese da professora MARIA SANDREANA SALVADOR DA SILVA LIZZI intitulada O CONCEITO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DO PENSAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO”, sob orientação da Profª Drª. Marta Sueli de Faria Sforni (Universidade Estadual de Maringá – UEM) (Webconferência). Recebeu relevantes contribuições da banca:  Profª. Dr.ª Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas– PUC– Goiás (Webconferência)Profª. Dr.ª Aparecida Favoreto – UNIOESTE– Cascavel (Webconferência)Profª. Dr.ª Maria Terezinha Bellanda Galuch– UEM (Webconferência); e, Prof. Dr. Cleder Mariano Belieri – UEM (Webconferência)
Parabéns Drª Sandreana pela excelência da pesquisa desenvolvida!!




terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Terezinha Ottoni e Marta Sforni publicam tese que apresenta rico experimento didático sobre aprendizagem conceitual, na educação infantil

Com alegria divulgamos a publicação, pela Editora Appris, da obra Aprendizagem conceitual na educação pré-escolar, escrita por Terezinha de Paula Machado Esteves Ottoni e Marta Sueli de Faria Sforni.


Este livro é resultado de uma pesquisa acadêmica que, pautada no pressuposto vigotskiano de que a aprendizagem de conceitos é promotora do desenvolvimento psíquico dos sujeitos, procurou identificar ações educativas que favorecem a aprendizagem conceitual na educação pré-escolar. Para atingir o objetivo proposto, foram realizadas investigações teóricas e de campo. Os aportes teóricos foram buscados na Teoria Histórico-Cultural, de modo especial na compreensão da relação entre pensamento e linguagem e sobre a formação de conceitos na criança. Os dados empíricos analisados foram produzidos por meio de um experimento didático realizado com uma turma de 19 crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos de idade que frequentam um Centro de Educação Infantil de uma instituição de ensino superior, situado no norte do estado do Paraná. O percurso empreendido permitiu reconhecer algumas ações de ensino que se mostraram favoráveis à aprendizagem de conceitos por crianças nessa etapa do desenvolvimento. Nesse sentido, a presente obra apresenta conhecimentos que podem contribuir para a organização do ensino em instituições de educação infantil, no que se refere à aprendizagem e ao desenvolvimento conceitual da criança pré-escolar, ao apontar alternativas metodológicas mais favoráveis ao trabalho pedagógico nessa etapa da Educação Básica. Leitura indispensável a estudiosos, pesquisadores e profissionais da Educação Infantil.

Link de acesso para aquisição da obra:



LANÇAMENTO DE OBRAS EM 2019


Do ano de 2019, destacamos e divulgamos duas importantes produções nas quais membros do GEPAE participam com a escrita de capítulos, que convidam a refletir e problematizar aspectos fundamentais da educação escolar: medicalização da infância; e apropriação teórica na educação infantil.

O livro O LADO SOMBRIO DA MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO organizado por Silvana Tuleski e Adriana Franco, publicado e comercializado pela Nau Editora, no qual a Prof.ª Drª Marta Sueli de Farai Sforni participa com a escrita do capítulo XII: "Dispersão da atenção: um problema apenas da criança? Reflexões sobre a organização do ensino"

Este livro é resultado de um trabalho coletivo, de profissionais e pesquisadores que atuam no campo da saúde e da educação. Nele, será possível encontrar problematizações sobre o fenômeno da medicalização da infância, mas não somente desta, trata-se de refletir sobre a medicalização da vida humana. Os autores apontam contradições existentes nas concepções que endossam uma prática medicalizante na qual nem a saúde, nem o desenvolvimento humano, é a finalidade última. Tratando desta discussão a partir de distintos campos do saber, neste livro estão reunidos autores da Medicina, da Farmácia,da Psicologia, da Educação, cujo ponto de convergência é dado pelas preocupações comas crianças e adolescentes, bem como com os adultos que os educam, que muitas vezes veem em uma pílula a solução rápida e imediata para seus problemas.

Link de acesso para aquisição da obra:




O livro APROPRIAÇÕES TEÓRICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL organizado por Cassiana Magalhães e Nadia Mara Eidt, publicado e comercializado pela Editora CRV, conta com o capítulo "Organização do ensino na educação infantil: unidade entre aprendizagem conceitual e atividade lúdica" escrito pela Porf.ª Dr. Marta Sueli de Faria Sforni e Prof. Me. Leonardo José Freire Cabó.

Sinopse
Vivemos um contexto delicado. Um período de grandes retrocessos políticos em que poucas são as boas notícias que nos chegam.  A sensação que temos é de que a cada dia surge uma nova ameaça a algum dos direitos sociais conquistados com tanta luta. As crianças, não são isentas a tal conjuntura. As ações e mobilizações dos Fóruns e Movimentos em defesa da infância e da educação infantil compõem a nossa resistência. Não podemos sucumbir! O livro “Apropriações Teóricas e suas Implicações na Educação Infantil” é, nesse contexto, uma luz de esperança que oferece subsídios para uma melhor compreensão das políticas recentes voltadas para a educação infantil, para uma reflexão sobre as especificidades do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas. Mais do que isso: este livro nos oferece a possibilidade de conhecer trabalhos riquíssimos, que se sustentam contrariando todas as expectativas. Nos permite conhecer a luta travada por tantas pessoas, que seja na rede municipal de educação infantil, seja nas universidades (docentes e alunas) ou ainda nos Fóruns (estaduais e municipais) de Educação Infantil e que em seu dia-a-dia, não abandonam a luta em defesa dos direitos das crianças. Tenho certeza que a leitura deste livro pode não apenas nos fornecer subsídios teóricos sobre a educação infantil, como ainda, nos oferecerá inspiração para as novas lutas que ainda teremos que travar em defesa de bebês, de nossas crianças e da educação infantil. Que essas lutas venham acompanhadas de conquistas!


Link de acesso para aquisição da obra:

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Publicação de artigo: A ATIVIDADE DE ESTUDO COMO UM PROCESSO PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO


O GEPAE anuncia a publicação do artigo A ATIVIDADE DE ESTUDO COMO UM PROCESSO PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO escrito por Antonio Paulino de Oliveira Junior, membro do grupo, em parceria com José Carlos Miguel, na Revista Contexto & Educação.v. 35 n. 110 (2020): Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano


Este estudo apresenta uma síntese teórica de uma pesquisa bibliográfica acerca da atividade de estudo e o seu papel fundamental para o desenvolvimento psíquico de sujeitos em processos educativos. Trata-se da atividade humana como um princípio fundamental da formação, constituição e desenvolvimento histórico do ser humano e sua inter-relação com o ensino e a aprendizagem. Foram abordados nesse texto os postulados teóricos encontrados em autores como Leontiev, Davidov e Elkonin, os quais corroboraram para o desenvolvimento da teoria da atividade e o delineamento da atividade de estudo como um fator educativo e de desenvolvimento humano. O estudo apontou que a atividade de estudo, independente do período da vida, dispõe ao sujeito um desenvolvimento que o leva a operar com os conceitos científicos e objetos circundantes por intermédio de ações mentais. Ao chegar a esse patamar de desenvolvimento, o sujeito não só modifica a forma como interage com o mundo, mas também transforma o meio circundante. Nesse sentido, chegou-se ao entendimento que esse ponto concentra-se o cerne da perspectiva histórico-cultural, o qual pressupõe uma superação ou mudança das condições postas, por intermédio desse movimento dialético presente na estrutura da atividade especificamente humana.

Link para acesso:

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL


No Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano da Revista Contexto & Educação encontramos, também, a publicação do artigo:
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL
Valdiléia Xavier de Oliveira, Marta Sueli de Faria Sforni

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve o objetivo de investigar como o ensino de Arte pode ser organizado para que promova o desenvolvimento dos estudantes. Para a sua efetivação foram realizados análises documentais, estudos bibliográficos e um experimento didático. Os estudos bibliográficos foram fundamentados em autores da Teoria Histórico-Cultural e obras de outros estudiosos que trabalham com o tema desta pesquisa a partir do mesmo referencial teórico e que proporcionaram a compreensão sobre a relação entre a Arte o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. O experimento didático foi desenvolvido com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município da região Noroeste do Estado do Paraná. A análise das atividades organizadas e desenvolvidas, por meio do experimento didático, possibilitou a identificação das funções psíquicas superiores mobilizadas durante as atividades de ensino, bem como as ações docentes que foram determinantes para a promoção da aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento psíquico dos estudantes.

Revista Contexto & Educação
  1. v. 35 n. 110 (2020): Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano
Link para acesso:




PUBLICAÇÃO DE ARTIGO: O CONCEITO DE IMITAÇÃO EM VIGOTSKI E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL

O GEPAE se alegra e anuncia a publicação de artigo produzido por Juliane Cristina Zocoler, membro do grupo, em pareceria com Ricardo Eleutério dos Anjos.


O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil

Ricardo Eleutério dos Anjos, Juliane Cristina Zocoler
O artigo discute o conceito de imitação em Vigotski como uma atividade especificamente humana que, mediante a diretividade do adulto, é considerada uma das principais formas em que se leva a cabo a influência do ensino sobre o desenvolvimento psíquico. Para tanto, distingue a imitação do ser humano da dos demais animais, superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido. Ao relacionar a mimese com o conceito de zona de desenvolvimento iminente, apresenta aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica à educação escolar, notadamente no que tange à relação entre ensino e desenvolvimento na etapa da primeira infância.
Link para acesso:
https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723

Publicação do livro: Aprendizagem conceitual e organização do ensino: experimentos didáticos na educação básica

É com satisfação que o Gepae Uem anuncia a publicação do livro: Aprendizagem conceitual e organização do ensino: experimentos didáticos na educação básica.

"O presente livro apresenta resultados de pesquisas sobre a organização do ensino de conceitos científicos na educação básica, alcançados por meio de experimentações didáticas realizadas em sala de aula. As investigações, fundamentadas na Psicologia Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade, foram realizadas por integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade de Ensino (GEPAE-UEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, com a intenção de produzir conhecimentos sobre modos de organizar o ensino que resultem em aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Trata-se, portanto, de um conhecimento que resulta de um estreito diálogo entre psicologia, didática e as condições concretas de realização do ensino em sala de aula em escolas brasileiras. Os conhecimentos obtidos por meio desses experimentos vinculam-se a questões relativas à formação de conceitos em contexto escolar, à formação do pensamento teórico e a sistematização de princípios e ações docentes favoráveis à aprendizagem. Representam, portanto, uma contribuição para o desenvolvimento teórico da didática e das metodologias de ensino de diferentes componentes curriculares (Ciências Naturais, Matemática, Arte, Língua Portuguesa, História e Filosofia) na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Convidamos o leitor para a leitura dos capítulos desta obra, considerando-os como resultantes do desafio de um coletivo de professores/pesquisadores que buscam assumir a sala de aula como campo de pesquisa". Os capítulos foram produzidos por Profa. Dra. Marta Sforni, Profa. Dra. Terezinha De Paula Machado, Profa. Ms. Vera Rodrigues, Profa. Ms. Patricia Formaggi Cavaleiro Navi, Profa. Ms. Valdiléia Xavier, Profa. Dra. Alba Matarezi, Profa. Dra. Giselma Cecilia Serconek, Profa. Ms. Juliane Zocoler e Prof. Dr. Cleder Mariano Belieri. Prefácio: Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura - USP.


Link de acesso para aquisição do livro: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34426-aprendizagem-conceitual-e-organizacao-do-ensino-brexperimentos-didaticos-na-educacao-basica?fbclid=IwAR1cc8aJ6hHXvrhmTfAOME0F9NB6YI5n64Z5BUdUEtYaXuChJrTTXpxsXzU